SADO 550

SADO 550
O único carro criado, desenvolvido e produzido em série em Portugal!

sábado, 27 de novembro de 2010

Porcas e parafusos

Tendo analisado cuidadosamente os vários parafusos, anilhas e porcas que compõem o Sado, resolvi substituí-los por novos e em inox. Perguntei na COSTAPEÇAS quem poderia ajudar-me neste assunto; resposta:
Fica na Avenida das Laranjeiras, Nº 4-A em Alfragide - 2610-097 Amadora. Telefone: 214 702 670 - Fax: 214 702 679. Web: www.correiaparafusos.pt

O atendimento é bom e conseguiram-me arranjar quase todo o material que necessitava.
Brevemente colocarei aqui uma listagem com todas as referências que o Sado precisa.

Os espelhos dos puxadores das portas que são cromados não estavam em boas condições, pois apresentavam alguns pontos de ferrugem. Seguindo o conselho do mecânico, levei as duas peças para cromar à:

CROMOSANTOS, LDA. - Telefone: 219 613 607 - Telemóvel: 91 902 47 45. A entrega do material tem que ser feito num distribuidor de gás em S. Pedro do Estoril junto à estrada Marginal.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Jantes e pneus... e não só!

Depois das férias... voltámos ao trabalho!
Como tinha todas as jantes empenadas, resolvi mandá-las desempenar. Mais tarde foram para a decapagem, metalização e pintura plástica. Este último trabalho foi realizado pelas:

Construções Metálicas Dureza, Lda.
Estrada Nacional 249 - 4 na Abóboda - 2785-754 S. Domingos de Rana. Telefone: 214 440 942 - Fax: 214 445 243


Para finalizar, comprei 5 Pneus da marca Vredestein com a medida 4.00x8 6PR além de 5 câmaras de ar novas.

Como o meu tablier não tinha cinzeiro, e sabendo pelo N.P. que o modelo era igual ao que existia nas portas de trás dos Datsun 1200, consegui arranjar um em excelente estado num sucateiro em Torres Vedras. Também me faltava o puxador que fica junto ao tecto do carro, e que é igual ao que existe nas portas. Esta peça também existia nos Datsun 1200; como o sucateiro ainda o tinha em stock, trouxe-o.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ida ao "endireita"

Quando o mecânico desmontou a direcção e o sistema de travagem, verificou que o eixo dianteiro não estava em boas condições. Resultado... uma ida ao torneiro para o consertar! Mesma sorte tiveram a cabeça do motor e o bloco de cilindros que foram rectificados.
Ficam aqui algumas fotos do período que decorreu até meados de Maio deste ano, altura em que o motor ficou pronto.





terça-feira, 16 de novembro de 2010

Suspensão e escape

Quer a suspensão dianteira, quer a suspensão traseira leva molas quarto-elípticas.
Como tinha todas as molas do carro num péssimo estado, tive que procurar quem ainda fizesse este tipo de reparação. Depois de alguma busca na internet, encontrei a Socremol que fica nos arredores de Lisboa, mais concretamente na:
Rua Júlio Borba, Nº 13 - 2620-101 Póvoa de Santo Adrião. Telefone: 219 374 683 - Fax: 219 388 848

O serviço efectuado consistiu em espertar 4 molas, rectificar 4 casquilhos em aço e montar 8 novos casquilhos em nylon.

Já que estava relativamente perto dos Escapes Lial, aproveitei para encomendar uma panela de escape nova. Levei a antiga e a partir desta, foi possível construir numa semana, uma panela novinha em folha.

sábado, 13 de novembro de 2010

Peças originais da Daihatsu

O SADO tem o motor da Daihatsu AB20 com 2 cilindros em linha a 4 tempos, com 547 cm3 de cilindrada e com sistema de arrefecimento por água. Este motor equipava algumas mini-carrinhas daquela marca como os modelos Wide550 e Hi-Jet 550 ou Hi-Jet S60.
As peças que encomendei à Japanopeças para o motor, foram as seguintes com o respectivo código:
  • Correia de distribuição (13514-87782);
  • Tensor para a correia (13505-87701);
  • Jogo de fios para as velas (19901-87202);
  • Tampa do distribuidor (19101-87702);
  • Filtro de óleo (15601-87702);
  • Platinados (19145-87701D);
  • Condensador (19133-87701);
  • Bomba de água (16100-87780);
  • Bomba de gasolina (23100-87783);
  • Jogo de segmentos (13011-87710);
  • Jogo de capas (13202-87701);
  • Jogo de bronzes (11702-87701);
  • Jogo de juntas de descarbonização (04112-87719);
  • Junta de escape (17451-87707);
  • Prensa de embraiagem (31210-87506);
  • Disco de embraiagem (31250-87513);
  • Rolamento de embraiagem (31230-87501);
  • Válvula da pressão do óleo (83530-87705);
  • Válvula da temperatura da água (83420-87701);
  • Cabo do acelerador (78150-87306).

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

E as compras continuaram...

Quem se mete a reconstruir um clássico, já sabe que tem de abrir os cordões à bolsa!
Assim, passados alguns dias, voltei à COSTAPEÇAS para adquirir os rolamentos da frente e de trás e respectivos retentores, além de 4 terminais  para as 2 barras de direcção. Aproveitei ainda para comprar a manete de controlo das luzes, piscas e lava-vidros, pois a original estava muito danificada pelo sol.
Por último, comprei tubos para o radiador, tubo de admissão de ar, fole para a barra de direcção, fole para a coluna do volante, espelho retrovisor exterior e o motor para o depósito de água.
Infelizmente não foi possível obter os códigos e referências destes artigos, pois as embalagens  ou  não os trazem ou são apenas códigos internos da loja.
Por curiosidade, todas as peças que consegui nesta loja apenas foram possíveis, levando as antigas que estavam no carro.

As peças para o motor foram todas encomendadas à JAPANOPEÇAS, delas darei conta muito em breve.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mãos à obra!

Em Novembro de 2009, finalmente teve início a reparação do meu Sado 550 (Série 3... pois o carro é de 1983), já que dispunha de informação suficiente para a "empreitada".
Como o carro não tinha bateria, dirigi-me à AUTOSIL para comprar uma. Tendo em conta a amperagem recomendada e o espaço disponível no compartimento do motor, resolvi adquirir a bateria STC 40C.0. Ficou impecável!
Como o mecânico resolveu começar a recuperação pelo sistema de travagem, fui às compras na COSTAPEÇAS, onde adquiri tubos de travão, bombitos, bomba central de travão e rolamentos para o eixo traseiro.
Como as polis dos travões e as maxilas estavam uma desgraça, pedi naquela loja para rectificarem as polis e procederem à colagem de novas cintas de travão nas maxilas antigas (infelizmente não consegui encontrar maxilas novas no mercado!). Aproveitei ainda para encomendar dois faróis novos, já que os antigos tinham o espelhado cheio de ferrugem.

domingo, 7 de novembro de 2010

Preciosas dicas...

O meu encontro com o N.P. foi-me extremamente útil e espero que também o seja para vós, pelas dicas que aqui deixo. Como ele tinha o Manual do Utilizador do SADO 550, arranjou-me uma cópia (carregar AQUI para download) e indicou-me os seguintes contactos que me poderiam ajudar na recuperação mecânica:

(Especialistas em material para motores Daihatsu). Fica na Rua Raúl Alves, Nº 6-B em Vale Rosas - 2560-236 Torres Vedras. Telefone: 261 315 530 - Fax: 261 312 861


(Especialistas em material para clássicos e não só!). Fica na Rua Capitão Ramires, Nº 22 - 1000-085 Lisboa (Junto ao Campo Pequeno). Telefone: 217962547



Escapes Lial (Reparação e fabrico de escapes). Fica na Rua Marchal Carmona, Nº 6 - Quinta Nova S. Roque - 2670-513 Loures. Telefone: 219 836 147 - Fax: 219 836 919

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Clube Português de Automóveis Antigos

Como resido na zona de Oeiras, lembrei-me de fazer uma visita à delegação de Lisboa do Clube Português de Automóveis Antigos que fica em Paço de Arcos na Alameda Calouste Gulbenkian, Nº 7. Como o CPAA possui uma vasta documentação sobre diversos veículos antigos, lembrei-me de pedir ajuda para a reconstrução do meu carro. Infelizmente, não dispunham de qualquer informação escrita, porém lembraram-se de um sócio que também possuía um Sado 550 e que estava na fase final do seu restauro. Puseram-me em contacto com esse sócio, o N.P., e desde logo ficou marcado um encontro para falarmos um pouco. Das dicas do N.P. darei conta muito em breve.
Voltando ao CPAA, recomendo a todos os que possuem clássicos e não só, uma visita às instalações. Com alguma regularidade ocorrem exposições e, claro, poderão sempre contar com a preciosa ajuda dos seus colaboradores.

Carregue AQUI para conhecer o CPAA